quarta-feira, 13 de maio de 2009

Salve 13 de Maio?


Salve 13 Maio! Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo

O Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão. No dia 13 de maio "comemoramos" a abolição da escravatura, mas, vejamos a situação atual do negro no Brasil, após há exatamente 121 anos de "liberdade":

Total de pobres no Brasil

Brancos/as

Negros/as

53 milhões

37%

63%

Total com renda abaixo de R$120,00

30%

70%

Lembramos, inclusive, que o Brasil é o país que, fora da África, concentra a maior população negra. É também o país onde os negros são a parcela da população mais atingida pela exclusão social: baixa remuneração, desemprego, piores moradias, maior taxa de repetência, menor expectativa de vida e altos indíces de mortalidade infantil. Em função disso, como podemos dizer que os negros são livres se relegamos a eles os piores índices. Penso que o 13 de maio só terá sentido quando a sociedade brasileira discutir esses números.

OBS: VEJA TODO O TEXTO NO SITE: http://www.fema.edu.br/arqNoticias/361mai.htm

3 comentários:

  1. Postado por Luisbruno em 14/05/2009 15:36

    SALVE DIA 13 DE MAIO
    A figura do Preto-Velho é um símbolo que magnífico. Ela representa o espírito de humildade, de serenidade e de paciência que devemos ter sempre em mente para que nós possamos evoluir espiritualmente.

    Certa vez, em um centro do interior de Minas, uma senhora consultando-se com um preto velho comentou que ficava muito triste ao ver no terreiro pessoas unicamente interessadas em resolver seus problemas particulares de cunho material, usando os trabalhos de Umbanda sem pensar no próximo e, só retornavam ao terreiro, quando estavam com outros problemas. O preto velho deu uma baforada com seu cachimbo e respondeu tranqüilamente:
    "Sabe filho, essas pessoas preocupadas consigo próprias, são escravas do egoísmo. Procuramos ajudá-las, resolvendo seus problemas, brincando de pechinchar obrigações, de propósito. mas aquelas que podem ser aproveitadas, depois de algum tempo, sem que percebam, estarão vestidas de roupa branca, descalças, fazendo parte do terreiro. Muitas pessoas vem aqui buscar lã e saem tosqueadas; acabam nos ajudando nos trabalhos de caridade".

    Essa é a sabedoria dos pretos velhos...
    que conheci... valeu professor..

    ResponderExcluir
  2. Pelo que o texto "Salve 13 de Maio" nos ajuda a entender, é que a "liberdade" dos negros só pode ser trocada de nivel. Pois os negros como outras vitmas do preconceito, ainda são julgados pela sociedade pela cor da pele, sendo privados de certos direitos e privilégios.

    Os Negros só seram livres no Brasil, quando essa desigualdade social e racial for superada pelo povo e asism verem toda a nação como um só e não por serem mais claras ou mais escuras. Que este dia (13 de Maio) nãos eja um dia para comemorarmos, pois ainda não temos o que comermorar; E im, um dia para se refletir e vermos as necessidades do nosso País, em relação a desigualdade racial, como em outras situações.

    Por: Carlos H. Simeão/ Primeiro C /Lourival

    ResponderExcluir
  3. Eu nao acho que o dia 13 de Maio, pois foi um dia de vitoria sim, mas de incertezas tambem. Foi um dia de vitoria pois foi uma grande conquista para os negros daquela época que consweguiram após a assinatura da rainha Elizabeth, os negros tiveram sua libertaçao após 388 anos de escravidão, e de incertezas pois parece que nada mudou. Mas alguma coisa foi feita, ou está sendo feita para mudar isso?

    ResponderExcluir