sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Anonymous

Hackerativismo: A guerra instalada no mundo virtual Detalhes Publicado em Segunda, 16 Julho 2012 14:58 Escrito por Caros Amigos inShare HACKERATIVISMO: A GUERRA INSTALADA NO MUNDO VIRTUAL Por Aray Nabuco Um movimento político nascido e sustentado na internet ganhou a simpatia e empolgou militantes de todo o mundo, principalmente durante as manifestações do movimento Occupy e em protestos promovidos virtualmente em vários países, incluindo o Brasil. O Anonymous tornou-se sinônimo de resistência e força política na rede, levando sua marca para todo o mundo - a máscara da novela gráfica, também vertida em filme, V de Vingança, cujo protagonista planeja explodir o Parlamento inglês. O movimento virou símbolo do ativismo político virtual, revelando em parte, para muitas pessoas, o que é, na verdade, a ponta de um iceberg: o embate político, ideológico e militar que ocorre nas várias camadas da internet. Nessa rede de intrigas e perigos reais, o Anonymous tornou-se a parte visível das batalhas pelo controle no ciberespaço que, mesmo sendo virtual, numa sociedade cada vez mais dependente dos computadores, dá poder para colocar em jogo a situação política de nações e as liberdades individuais. Há uma guerra instalada nesse mundo de silício, zeros e uns. Subterrânea e silenciosa, mas constante, e cujos atores e consequências nem sempre aparecem para as massas, como nas notícias dos ataques por vírus dos batalhões virtuais e ciberagentes estadunidenses e israelenses a unidades nucleares do Irã ou ainda, bem mais visível, nas tentativas das corporações de controlar a rede e vasculhar a privacidade. Se a internet foi idealizada pelo espírito libertário dos anos de 1960, hoje, cada vez mais buscam cercear essa arquitetura da liberdade, cada vez mais torna-se um campo minado por armadilhas comerciais e de Estado. Para os estados imperialistas, a rede é instrumento fundamental do que se convencionou chamar de ‘guerra assimétrica’, na qual todos os recursos valem para se chegar ao objetivo. Com uma grande vantagem para qualquer um que a use: na ciberguerra, não é preciso a logística e custo de movimentar homens e equipamentos nem o custo de se expor publicamente.

4 comentários:

  1. Leiam e façam um reflexão. Iremos discutir o tema na próxima aula. A todos os meus alunos do Lourival

    ResponderExcluir
  2. Tem como o senhor publicar meu comentário para que eu possa fazer uma cópia dele?

    ResponderExcluir
  3. tema escolhido - Acho esse tema um dos mais interessantes , e que eu mais me aprofundei no trabalho,um tema que chamou minha atenção por ser ANONYMOUS e um pouco porque eu gosto muito do filme "V de Vingança" acho que esse tema seria bom ..
    (obs-estava sem internet)

    Naline Abdias Gomes , 1ºC

    ResponderExcluir
  4. Professor, aceita meu comentário pra eu poder visualiza-lo, por favor!!

    ResponderExcluir