terça-feira, 25 de maio de 2010

Estudar história através da Copa do Mundo


A proposta é traçar um linha do tempo desde a primeira Copa do Mundo (1930) até a que está sendo realizada neste ano na África do Sul. Os grupos foram sorteados e cada um escolheu a copa que irá pesquisar. Por exemplo, se eu escolhi a Copa da França em 1930 o que eu deverei pesquisar desta Copa ou de qualquer outra.


a) O nome oficial do país sede.


b) A bandeira deste pais.


c) Dados populacionais, físico e econômico deste.


d) A colocação no índice IDH de hoje do país sede.


e) Uma pesquisa histórica básica do período em que a Copa foi realizada retratando o que estava acontecendo no mundo e no Brasil na época de importante.


f) Uma pesquisa técnica da Copa com dados oficiais (ranking dos países vencedores, n°s de artilharia, gols e outros dados importantes)


g) Uma conclusão: O que eu aprendi com este trabalho.




Esta atividade poderá ser realizada individualmente ou em grupos de no máximo três pessoas e deverá ser entregue um trabalho escrito no dia da apresentação (17/06/2010). O trabalho poderá ter mais de uma nota se o trabalho for apresentado oralmente e se também for realizado um trabalho multimídia sobre o assunto (Movie Maker ou qualquer formato de Clip contando texto música e imagens da Copa estudada).

Cultura Negra , Resistência e Identidade Cultural


O filme abordou na primeira parte a questão:O Modo de ser, ou seja,a grande importância de resgatarmos a grande participação da África no modo de ser do brasileiro. No Brasil quem não é negro na pele é na alma, ou seja, sua formação cultural, religiosa e a sua própria maneira de ser. Somos o segundo país no mundo em quantidade de população negra no mundo, só perdemos para a Nigéria em termos de quantidade populacional. Por isto esta ai a questão: Qual é o modo de ser do brasileiro?

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Salve 13 de Maio?


Salve 13 Maio! Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo


O Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão. No dia 13 de maio "comemoramos" a abolição da escravatura, mas, vejamos a situação atual do negro no Brasil, após há exatamente 121 anos de "liberdade":

Total de pobres no Brasil
Brancos/as
Negros/as

53 milhões
37%
63%

Total com renda abaixo de R$120,00
30%
70%


Lembramos, inclusive, que o Brasil é o país que, fora da África, concentra a maior população negra. É também o país onde os negros são a parcela da população mais atingida pela exclusão social: baixa remuneração, desemprego, piores moradias, maior taxa de repetência, menor expectativa de vida e altos indíces de mortalidade infantil. Em função disso, como podemos dizer que os negros são livres se relegamos a eles os piores índices. Penso que o 13 de maio só terá sentido quando a sociedade brasileira discutir esses números.


OBS: VEJA TODO O TEXTO NO SITE: http://www.fema.edu.br/arqNoticias/361mai.htm

Peço a todos que nesta postagem expliquem o que representou o dia 13 de Maio para a história do Brasil e relacione com um pequeno texto opinativo a seguinte relação:
"DA SENZALA À FAVELA"

Devemos realmente comemorar o dia 13 de Maio? Explique sua resposta.